O IDEAL é uma rede de pesquisa franco-brasileira formada por 11 instituições envolve cerca de 50 pesquisadores trabalhando com comunidades locais para enfrentar o desafio comum de transformar territórios socialmente vulneráveis e ambientalmente degradados em bioeconomias sustentáveis e inclusivas. Combinamos ferramentas de ponta em Ciência de Dados e Inteligência Artificial com métodos participativos de pesquisa para promover caminhos de transformação adaptativa nos territórios do Nordeste brasileiro (Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco). Ao fazer isso, adotamos uma perspectiva agroecológica como base de projetos que enfrentam o desafio comum de moldar estratégias integradoras para a restauração da biodiversidade, inclusão social e desenvolvimento bioeconômico.

Além dos projetos locais de transformação adaptativa em nossos quatro estudos de caso, o LMI IDEAL está desenvolvendo ferramentas de síntese de dados que apoiam a governança em múltiplas escalas, incluindo painéis e mapas interativos. Também temos um foco na educação ambiental, que vemos como uma das ações mais estruturantes para a resiliência socioecológica no longo prazo.

Objetivos do Laboratório Misto Internacional IDEAL

Promover a pesquisa transdiciplina, síntese de conhecimento e aplicações ligando conceitos, métodos e dados em agroecologia, biodiversidade, hidrologia e sociedade. Ao fazer isso, usamos Inteligência Artificial (IA) e Ciência de Dados (CD) para diagnosticar as condições sócio-ecológicas de territórios com base em grandes conjuntos de dados. Esses diagnóstico são usados para a co-construção de modelos de transformação adaptativa rumo a paisagens agroecológicas sustentáveis no Nordeste brasileiro.

Ofecerecer treinamento acadêmico e intercâmbios científicos em Inteligência Artificial e Ciência de Dados aplicados à Sustentabilidade, via seminários, escolas temáticos e treinamentos promovidas pela ITAN, a Rede de Transformação Adaptativa do IDEAL que conectará instituições e territórios sujeitos a desafios similares.

Fortalecer a visibilidade internacional da equipe brasileira com publicações de alto níveis, demonstradores de código aberto e dados FAIR apoiando diferentes atores, incluindo gestores públicos, educadores, lideranças comunitárias e empresários e,  portanto, apoiando os territóirios no processo de transição socioecológica.