O LMI IDEAL desenvolve uma abordagem multi-escala para a coviabilidade. Nas escalas local e regional, temos estudos de caso que aplicam uma abordagem comum combinando big data, inteligência artificial e pesquisa participativa para promover projetos de pesquisa e governança visando a compreensão e o manejo da coviabilidade sócio-ecológica. Um resumo de nossos estudos de caso é fornecido abaixo e mais informações serão adicionados a este website nos próximos meses.
Paraíba: rumo a um corredor agroecológico conectando hotspots de biodiversidade e comunidades locais em busca de transições agroecológicas no extremo norte do bioma Floresta Atlântica. O estudo de caso da Paraíba é liderado pela Universidade Federal da Paraíba e está focado na necessidade, em longo prazo, do estabelecimento de um corredor ecológico conectando alguns dos principais remanescentes de Floresta Atlântica no Centro de Endemismo Pernambuco. Nesse contexto, os membros do LMI estão combinando diagnósticos participativos e modelos de transições agroecológicas que integram inclusão sócio-produtiva e conservação e restauração da biodiversidade em escala de paisagem.
Ceará: inteligência de dados para a governança de recursos hídricos e agricultura familiar resolvendo conflitos sócio-ambientais na Caatinga. O estudo de caso do Ceará é liderado pela Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) e se foca na aplicação da inteligência de dados para a governança de recursos hídricos no bioma Caatinga. Esse estudo de caso promove pesquisa participativa associada à governança da água, em associação com estratégias de sustentabilidade para territórios rurais de Quixeramobim, Milhã e Piquet Carneiro.
Rio Grande do Norte: restaurando a vegetação da Caatinga para combater a desertificação e a vulnerabilidade social conjuntamente. O estudo de caso do Rio Grande do Norte é liderado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte no contexto de um projeto estabelecido na Floresta Nacional de Açu, o qual ganhou atenção internacional em função de um método inovador de restauração da vegetação da Caatinga. Nesse caso, o desenvolvimento de produtos baseados na biodiversidade da Caatinga desponta como uma oportunidade para inclusão de grupos socialmente vulneráveis. Esse estudo de caso promoverá pesquisa apoiando a inclusão social por meio do desenvolvimento de produtos baseados na biodiversidade em áreas de restauração da Caatinga.